Craft, carvão e pastel

A delicada arte de Lúcia Hiratsuka -

Orie é filha de barqueiros japoneses que, assim como os caminhoneiros no Brasil, transportavam alimentos e outros artigos. Nesta viagem em um Japão de um outro tempo, ela é uma menina curiosa observando o mundo. Nas travessias, a água balança, o barco balança, o remo de bambu vai e vem. Orie também. Orie é uma personagem especial. A autora e ilustradora Lúcia Hiratsuka buscou nas memórias de sua avó, imigrante japonesa, a inspiração para seu mais novo livro.

Lançamento da editora Pequena Zahar, Orie foi produzido em papel craft e ilustrado com carvão e pastel. Muito preto e branco pontuam a sensibilidade da artista, e, embora a história aconteça em um barco (e a água poderia indicar a escolha de cores frias como o azul), no processo de criação a artista sentiu a necessidade de lembrar o afeto familiar, o calor da terra, o colo da mãe. Daí surgiu a ideia do craft, do carvão, e o livro então ganhou uma capa em tom terra, avermelhada. Vermelho amor. Orie é um livro para se apaixonar, para ler com o coração. É um trabalho poético, uma leitura para sentir.

Formada pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo com especializações no Japão, Lúcia Hiratsuka utiliza técnicas de artes como sumiê e haikai para trabalhar suas ilustrações e textos e, sempre que pode, oferece oficinas onde compartilha o que aprendeu. A artista, que nasceu em Duartina, interior de São Paulo, encontrou na sutileza das passagens de sua infância no sítio e nas histórias da família, matéria-prima para as histórias que conta.

Em entrevista exclusiva ao Sílaba Tônica, a autora e ilustradora, que já recebeu prêmios como Jabuti (A Visita, 2014) e tem mais de 20 livros publicados, falou sobre Orie, sua história de vida, seu processo criativo e suas influências literárias. Ouça a entrevista:

Orie

Editora: Pequena Zahar

Texto e ilustrações: Lúcia Hiratsuka

Páginas: 52

Site: www.luciahiratsuka.com.br

Blog: luciahiratsuka.blogspot.com

aguarde seu comentário ser aprovado
1 comentário neste artigoenviar o seu comentário
  1. Lúcia, muito lindo, bjs e sucesso.
    Renata s. Rechberger

Escrever comentário

Escreva seu nome

Nome obrigatório

Por favor digite um email válido

Um email é necessário

Escreva sua messagem

Sílaba Tônica © 2017 Todos os direitos reservados - All Rights Reserved

Nossa missão é incentivar a leitura!

Desenvolvimento Storyboard